Oggettistica Sala Trono


Objectos pertencentes ao escritório de Dom Manuel II, Rei de Portugal. Para além do material de escritório e de tantos outros objectos, podem-se admirar,em particular, os círios usados durante a celebração oficial do casamento de Dom Manuel II, Rei de Portugal.

 

 

Conjunto de condecorações e Títulos de Cavalaria, conferidos pela Real Casa Portuguesa. De chamar à atenção para o "espadim", de Dom Manuel II, Rei de Portugal. Pode-se também ver a alta condecoração da Ordem de Cristo instruída em Portugal depois de 1789.

Os elementos desta Ordem, de grande importância, estão divididos em três classes: Grande Cruz, Comendadores e Cavaleiros. Tal condecoração consiste na atribuição de uma cruz comprida em esmalte encarnado, clara nas extremidades e com uma cruz menor ao comprido branca esmaltada e sobre esta a Coroa da Real Casa, na extremidade superior.

 

Documentação oficial emitida pela Real Casa Portuguesa, sabre e estojo originais, com o punho em madrepérola e em ouro puro, pertencentes a Dom Manuel II, Rei de Portugal (sabre este que pode ser visto em numerosas fotografias e retratos da época, os quais podem comprovar a sua auteticidade).

 

Pormenor do sabre com o respectivo estojo e duplo forro para se poder fazer a combinação com as cores dos uniformes pertencentes às altas condecorações.

 

Colar pertencente ao infante D.Henrique.

 

Algumas moedas em ouro puro e em prata cunhadas propositadamente a pedido da Real Casa de Portugal.

 

Algumas fotografias e retratos dos que reinaram na Real Casa Portuguesa.

 

Algumas fotografias e retratos dos que reinaram na Real Casa Portuguesa. Penduradas, na parede, algumas cartas oficiais e publicações de D.Luís II, Rei de Portugal.

 

 

 

Condecorações das Ordens de Cavalaria conferidas pela Real Casa de Portugal.

 

De relevar, a Ordem de São Bento de Aviz, Ordem instituída em 1789 pela Rainha Dona Maria Pia I, de Portugal e transformada em Ordem de teor meramente militar. Dividiu a Ordem em três classes: Grande Cruz, Comendadores e Cavaleiros.

Estas são entregues aos estrangeiros, àqueles que serviram de uma maneira ou de outra a Real Casa, e também aos súbditos portugueses. A decoração da Ordem era inicialmente verde e de uma forma alungada, tendo na base duas aves. Actualmente, consiste na Cruz descrita sem as aves porém sempre mantendo o verde como cor.

 

Duas fivelas em ouro, pertencentes a D. Manuel II Rei de Portugal.

 

Correspondência e documentação da Real Casa de Portugal.

 

Ordens de Cavalaria e Condecorações concedidas pela Real Casa de Portugal.

 

Ordem de Cristo, di São Bento de Aviz e de São Tiago da Espada.

Descrição: oval em ouro maciço, no centro três cruzes de Cristo ( da Ordem de São Bento de Aviz -esmalte verde-, e a Ordem de São Tiago da Espada -esmalte roxo e encarnado-) em esmalte encarnado sobre fundo de esmalte branco contornado a preto e com ornatos floreais em ouro.
Época: segunda metade do século dezanove
Insígnia: Cavaleiros de Grande Cruz das três Ordens. Esta é de grande importância e raridade.
Exemplar conferido e pertencente a Sua Majestade George I, Rei da Grécia (diametro 55 milímetros). A insígnia era usada pelo Rei Grande Metre das três Ordens e concedida somente aos Reis Soberanos.

 

Ordem da Torre e Espada: Foi esta a Ordem fundada novamente com as edições do dia 28 de Julho de 1832 e do dia 18 de Agosto de 1833 e foi intitulado "Antiga e muito nobre Ordem da Torre de Espada, do Valor, Lealdade e Mérito".

 

Ordem da Nossa Senhora Imaculada da Conceição. Dom João VI Rei de Portugal, do Algarve e do Brasil, através de um decreto Seu, do dia 6 de Fevereiro de 1818, instituíu a Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

Descrição: consiste numa estrela, grande e com nove pontas ,esmaltada de branco com riscas em ouro com nove estrelas pequenas do mesmo esmalte colocadas sobre os raios, entre cada uma das pontas a Coroa Real. No centro o fundo é branco opaco, saudação em ouro brilhante e na circunferência superior, uma faixa de esmalte azul claro com a inscrição: "Padroeira do Reino". A fita é também ela azul, contornada a branco.